in

5 competências de liderança que as empresas procuram

É necessário compreender o que é preciso para se destacar como um líder no seu ambiente de trabalho, Seja qual for a sua área de atuação profissional, se você deseja ser um destaque na liderança, vai precisar desenvolver competências de liderança que as empresas procuram. 

O que significa competências de liderança?

O conceito de Competências de liderança são habilidades adquiridas que tornam um profissional preparado para ser um gerente de pessoas. Normalmente, este profissional ocupa um cargo de líder, isto significa, que ele é um gerente, diretor, coordenador, presidente etc, e tem pessoas ou equipes que estão abaixo de si na empresa. 

Qual é a diferença entre chefe e líder?

Muitas vezes estas expressões chefe e líder são utilizadas como sinônimo nas empresas para falar que alguém tem um cargo importante na instituição, ou seja, uma chefia. Por exemplo um gerente financeiro é quem lidera ou gerencia as pessoas que fazem parte do setor financeiro da empresa.

Os dois termos chefe e líder, não têm o mesmo significado. Um chefe é uma pessoa que ocupa um cargo de chefia e têm a responsabilidade por outras pessoas que fazem parte da empresa.

Ser um líder, não significa que é alguém que tem cargo um cargo de chefia dentro da empresa. Não importa qual seja o seu cargo um lider conduz e motiva a  equipe e colegas com o objetivo de atender às necessidades da empresa. É uma pessoa que, quando fala, todos querem ouvir, pois  é a referência nos assuntos determinados e que conquista a confiança de todas as pessoas da empresa.

Competências de liderança mais valorizadas pelas empresas

 Aqui estão algumas competências de liderança que as empresas mais procuram e valorizam. Entre elas, são a comunicação, responsabilidade, comprometimento e flexibilidade. Leia abaixo:  

1. Comunicação

Se você é um líder, é necessário que você expresse uma explicação para a sua  equipe desde os objetivos principais da organização até as tarefas específicas que cada colaborador tem que realizar.

É preciso ter uma boa comunicação com as pessoas nas conversas individuais, pessoalmente, reuniões departamentais, telefone, por e-mail, e nas redes sociais.

É  lembre que grande parte da competência do envolvido envolve saber ouvir – muitas vezes mais do que ficar falando.

É preciso estabelecer um fluxo de comunicação com a equipe, seja trabalhando de portas abertas ou conversando regularmente com todos.

2. Motivação

Bons Líderes inspiram os funcionários a fazer um bom trabalho. Apenas pagar um salário no final do mês justo por causa dos  esforços não é o suficiente.

Existem várias formas de deixar uma  equipe empresarial motivada. Uma delas é dar  recompensas pelos esforços extras, com elogios ou benefícios por exemplo. Outra é dar  responsabilidades a quem é destaque nas suas funções. 

3. Delegação

Líderes que centralizam as tarefas tendem a ter bastante dificuldade para entregar os resultados necessários.

É necessário identificar os pontos fortes de cada pessoa da equipe e dar deveres para cada indivíduo.

Ao delegar a execução das tarefas a serem feitas, o líder se concentra em outras atividades mais importantes.

4. Positividade

Uma atitude positiva  desenvolve sua carreira dentro das empresas. Você  rir de si mesmo quando alguma coisa diferente sai do planejado. Essa é uma  atitude simples que  ajuda a criar um ambiente de trabalho saudável e leve, inclusive em períodos estressantes e conturbados

Existem outras atitudes simples, como perguntar aos funcionários quais são os seus planos de férias, isso ajuda a melhorar o clima do escritório e eleva a moral dos membros de sua equipe.

Trabalhar em um ambiente agradável aumenta a produção e a disposição das pessoas para que o  trabalho seja executado.

Gostou do artigo comente e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que é Inteligência emocional no trabalho: saiba como desenvolver