in ,

Para que serve uma reserva de emergência

Veja como é importante ter aquele dinheiro guardado e como você pode se organizar para isso

Os Imprevistos podem acontecer. Disso você já sabe, certo? No entanto, pensamos em ter um futuro bem mais tranquilo, e para barrar os problemas que podem vir acontecer, ter uma reserva de emergência é bastante essencial.

Infelizmente ainda não temos está cultura forte de guardar muito dinheiro. Pois a falta de planejamento dos gastos é bastante comum em muitas famílias e isso chega a impactar em alguns momentos. Continue lendo este artigo e veja a importância de ter uma reserva de emergência  

O que é uma reserva de emergência?

Reserva de emergência está relacionada a uma certa quantia de dinheiro que vamos guardando no final de cada mês para usar em caso de necessidade extrema. 

Para que você venha saber o valor da sua reserva de emergência é necessário considerar o quanto de dinheiro você teria que guardar para pagar as suas contas por pelo menos uns seis meses a oito meses, caso ficasse sem emprego. Essa é uma média que existe e vale para boa parte das pessoas existentes.

Como fazer uma boa reserva de emergência?

Para fazer uma boa reserva de emergência é necessário fazer com que sobre algum dinheiro do seu salário no final de cada mês. Se você não consegue guardar dinheiro hoje, o primeiro passo que você deve fazer é faça uma lista com  as suas despesas mensais a fim de entender para onde vai todo o seu dinheiro. Para começar, siga este passo:

  1. Liste tudo o que você gastar, incluindo pagamento de contas e até a pizza do final de semana;
  2. Analise a lista para saber o que você pode cortar. Já pensou em buscar um plano de internet mais barato? E se você fizer menos dívidas parceladas? Pedir menos comida no delivery também é uma alternativa;
  3. Calcule quanto você consegue fazer sobrar no final do mês cortando despesas que não são essenciais;
  4. Defina o valor que você poderá investir por mês para criar sua reserva de emergência;
  5. Quando receber algum dinheiro extra (13°, férias, hora-extra), não esqueça de também separar uma parte dele para a reserva;
  6. Escolha o melhor tipo de investimento para você aplicar a sua reserva, considerando seu perfil de investidor (conservador ou moderado, por exemplo) e a liquidez do valor investido (liquidez significa poder usar o seu dinheiro sempre que precisar).

Importância de um bom planejamento

financeiro 

Ter um bom planejamento financeiro é de super importância para que você e sua família não venha passar necessidade se houver algum imprevisto no seu emprego ou algum reparo urgente no carro ou casa, por exemplo.

Ele é muito importante também para que você possa estruturar todos os seus sonhos e planos. Faça uma longa viagem, compre um carro, e financie o apartamento. Tudo isso vai ficar mais fácil de alcançar quando você consegue se planejar bem financeiramente. 

E existe uma razão importante para ter um bom planejamento financeiro. Quando planejamos as contas e criamos uma boa reserva de emergência, conseguimos lidar melhor com a insegurança no nosso emprego, pois sabemos que, se perdermos o emprego e ficarmos desempregados, temos bastante dinheiro suficiente para pagar todas as nossas contas e sobreviver por algum tempo.

Ou seja, ter uma reserva de emergência também vale como um apoio psicológico especialmente nos momentos de incerteza e crise.  E é também por isso que vale a pena investir em uma reserva de emergência. 

Gostou do artigo comente e compartilhe! 

One Comment

Leave a Reply

    One Ping

    1. Pingback:

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    As Práticas antirracistas que podemos usar em nosso ambiente de trabalho

    Insatisfação no seu trabalho: veja agora 4 sinais que te indicam é hora de mudar de profissão.