in ,

Faça um teste vocacional e conheça o seu perfil profissional

O que significa teste vocacional profissional

O teste vocacional, é uma avaliação que aplica diversos tipos de profissionais, como orientadores, psicólogos e coachs, com o objetivo de trazer uma certa clareza para quem está buscando definir uma carreira a ser seguida. Eles se baseiam nas teorias que foram criadas por muitos especialistas que mapearam muitos perfis e agruparam em várias categorias, de acordo com os critérios particulares.

Basicamente, a ideia de cada um dos testes vocacionais é, a partir das análises dos conjuntos de várias características específicas da personalidade que traça um paralelo com a opinião desses especialistas, consegue apontar profissões ou áreas em que se adequa melhor.

Teste de aptidão X teste de vocação

Embora exista uma possibilidade de ajudar no autoconhecimento necessário para uma chegar a uma decisão de carreira, o teste de aptidão não serve para o mesmo proposito que o teste vocacional. Na prática, fazer um teste de aptidão significa avaliar se a pessoa possui as capacidades exigidas para executar um trabalho ou função. 

Nesta contramão, existem várias opções de testes de aptidão que buscam mapear as habilidades de um profissional para, então que sejam sugeridas as funções que combinem com o seu ramo de competências. Sendo assim, os testes vocacionais funcionam melhor como um complemento, e os de aptidão podem ser utilizados em conjunto com as outras ferramentas existentes e reflexões para ajudar na tomada de decisões na carreira.  Leia abaixo e veja como montar um plano de carreira.

Passo 1: Defina o seu estado desejado

Você já parou para pensar como você deseja ser profissionalmente daqui a alguns anos?  Faça essa reflexão pois ela é importante para alcançar a felicidade e plenitude neste momento da sua vida, e nenhum teste vocacional vai te dar uma resposta. Quando você define o seu objetivo a ser traçado, é capaz guiar melhor a sua carreira e aproveitar todas as oportunidades. Por fim, tome as rédeas da sua vida profissional e não fique parado.

Passo 2: Valide seu estado desejado

Não adianta  definir qual o seu estado desejado. Para se sentir bastante  motivado e chegar até ele, você precisa compreender o que está por trás de toda a sua vontade. Então, existem algumas  questões que podem te ajudar nessa reflexão:

  • Por que vai valer  a pena alcançar o objetivo?
  • Por que isso é muito importante para você?

As respostas devem ser alinhadas aos valores e ao que você quer alcançar na sua vida. Somente assim você conseguirá manter o foco durante a execução do seu plano de carreira.

Passo 3: Trace algumas metas

Agora que você já tem um ponto de largada e o de chegada, só faltam os degraus a serem subidos que ligarão um ao outro. Para defini-los, faça o seguinte:

  • Identifique qual é a distância que o separa do seu estado tanto desejado
  • Dívida está distância em espaços que são menores
  • Mapeie tudo o que você precisa aprender para adquirir ou mudar para chegar lá no seu objetivo.

Passo 4: Invista no seu autoconhecimento e conhecimento de mercado

Identifique o que precisa aprender, quando você investe em autoconhecimento é algo que vai muito além de um teste vocacional. É bastante  importante que você descubra  quem é você, quais são os seus pontos fracos e fortes, o que você faz de  bem e o que precisa melhorar para que sejam desenvolvidas as habilidades e competências que vão te permitir  que o seu objetivo seja altamente alcançado.

Também é de super importância conhecer de fato qual é a sua área de interesse e tudo aquilo que você precisa saber para atuar naquele mercado existente. Para isto, você pode:

  • Fazer uma pesquisa bastante aprofundada sobre o setor e entender quem são as grandes empresas e grandes modelos, e as suas tendências, oportunidades e desafios.
  • Converse com os profissionais da área que lhe oferecem conselhos bastante úteis e super atualizados
  • Conecte-se com o meio através de projetos, eventos e cursos.

Passo 5: Estipule os prazos para cumprir cada uma das suas metas

Agora que você partiu fazendo o teste vocacional e criou as metas, elas devem ser organizadas no seu plano de carreira de modo a permitir que você venha alcançar o seu objetivo no período definido. Isso exige que as etapas sejam cumpridas dentro de um prazo estipulado. Ao estipular as datas, você deve levar em consideração as reais dificuldades e todos os obstáculos que você irá enfrentar.

Gostou deste artigo comente e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como conviver com as incertezas da sua carreira nos tempos de instabilidade

Por que nunca fui chamado para uma entrevista de emprego?