in

Como fazer uma entrevista de emprego? Veja algumas dicas

Fazer a primeira entrevista de emprego é uma ideia muita assustadora para quem precisa ingressar no mercado de trabalho. Medo, insegurança e ansiedade podem se misturaram nessa hora.

Como se dar bem na primeira entrevista de emprego?

Para se dar bem na primeira entrevista de emprego é preciso se preparar com bastante antecedência buscar informações sobre a instituição empresa em que você deseja trabalhar, sobre o mercado que esta empresa atua. 

E é muito importante se preparar para responder as perguntas na entrevista de emprego. É importante chegar para a entrevista sabendo o que você vai dizer. 

Vista-se bem escolha uma roupa adequada e tome cuidado para não se atrasar isso ajuda a gerar uma boa impressão.

Quais as perguntas que fazem em uma entrevista de emprego?  

Algumas perguntas são bastante frequentes nas entrevistas de emprego. Isso significa na primeira entrevista você tenha de responder algumas destas perguntas. 

Para que você comece a pensar nas respostas, aqui vão algumas das perguntas mais comuns:

  • Você pode falar um pouco sobre você?
  • O que você sabe sobre a empresa?
  • Por que devo te contratar?
  • Onde você se vê daqui a cinco anos?
  • Você tem alguma pergunta?

Pense em qual resposta você irá dar 

Como se preparar para sua primeira entrevista de emprego

Chegou a hora de você seguir o roteiro para saber direito como chegar preparado para a sua primeira entrevista de emprego, esteja presente, por videoconferência ou telefone. Confira a seguir o que deve ser feito antes, durante e depois da conversa com o entrevistador para mostrar o seu potencial e conquistar a sua vaga. Vejamos a seguir? 

Antes da sua primeira entrevista de emprego1. Treine a sua fala e o seu comportamento

É comum que quem está na busca do primeiro emprego se candidate a  qualquer vaga que apareça pela frente.

O Processo seletivo é igual uma prova, quanto mais você faz, melhor você fica

Ou seja, é necessário se candidatar. Desde que, seja chamado para uma entrevista, não jogue fora a chance de impressionar positivamente o seu potencial empregador.

Outra dica é fazer uma avaliação de como você está se saindo, que tom de voz você está usando etc, grave suas respostas ou  se você não for uma pessoa tímida demais para isto  faça uma simulação e filme para saber como você seria visto pelas outras pessoas.

Uma alternativa é validar e treinar com um colega e trocar as impressões com ele. Se for alguém que já passou por  processos seletivos, então, isto é melhor ainda.

2. Estude a vaga, a empresa e o entrevistador

Para ter uma boa impressão na hora da entrevista, é importante que você saiba muito bem quem é a empresa que está contratando e qual é a vaga que está sendo disputada.

Buscar informações sobre a empresa que deseja se ingressar, saber o que ela faz, onde ela  atua, se é uma empresa multinacional ou nacional, onde fica a sua sede etc.

3. Saiba contar a sua história

Provavelmente em algum momento da entrevista o entrevistador vai pedir que você fale sobre você.

Ainda que seja um pedido que possa vir de várias formas além da pergunta direta

“fale-me sobre você”, a melhor estratégia a ser usada é se preparar para a resposta antecipadamente.

O entrevistador pode pedir para você que você faça uma analogia entre você e um produto ou faça a escolha de uma foto de uma pessoa e dizer o que você tem em comum com esta pessoa

A dica, se você não sabe como esta pergunta vai ser feita, é deixar uma apresentação bem preparada, de um a três minutos, no máximo.

4. Selecione situações que demonstrem suas competências

Antes de ir para a empresa e ser entrevistado, refresque a memória com exemplos das situações que venham demonstrar que você tem competências necessárias.

Isso porque qualquer entrevista por competências ou entrevista comportamentais são bastantes comuns na maior parte de todos os processos seletivos.

Se o entrevistador pedir para você contar uma situação em que você esteve  conflito com algum um amigo ou colega, em que precisou trabalhar sobre pressão empresarial ou que teve de se adaptar com erros, pode saber que ele está te conduzindo a uma conversa desse tipo.

O que deve ser feito é memoriar quatro a seis situações que você passou na vida.

É difícil prever as perguntas que o entrevistador vai perguntar, mas esse é um exercício e ajuda a encontrar rapidamente os exemplos durante a conversa com o entrevistador. Se gostou deste artigo comente e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que é Inteligência emocional no trabalho: saiba como desenvolver

Como conseguir uma vaga de Jovem Aprendiz