in ,

Como conviver com as incertezas da sua carreira nos tempos de instabilidade

Em algum momento da nossa vida profissional, você já se deparou   com este questionamento tenho que encarar as incertezas da minha carreira profissional. Mas existem várias técnicas que podem te ajudar todos os dias  a lidar com este momento da sua  carreira e recuperar o seu desenvolvimento profissional.

Lidar com todas as incertezas na carreira

Há muito tempo o Brasil vem convivendo com um mercado de trabalho cheio de incertezas. Foi-se o tempo de estabilidade na carreira em uma única empresa, isto é coisa para os antigos. Já faz muito tempo que o mercado já é muito dinâmico, até mesmo na áreas públicas

Apesar disso, é garantido. Existem algumas técnicas que colaboram para diminuir todas as incertezas na nossa carreira e fazer com que todos os profissionais sejam completamente essenciais nas suas ocupações. Veja abaixo:

1 Seja uma pessoa muito importante na sua empresa

Isto não está relacionado a posições ou cargos em destaque.

Independentemente de estar fazendo algum trabalho remoto, é necessário que você seja a peça mais importante para sua companhia. “O profissional que se importa é aquele que ajuda a resolver os problemas da empresa e busca soluções. Então, encontre algumas alternativas para que você venha ajudar o seu líder neste momento. Além disto, este colaborador tem dar resultados positivos, e deve conhecer o processo de trabalho agregando valor”.

Toda a relevância está em toda a capacidade de resolver os problemas ou não dos empregadores. 

2 Ajude as pessoas 

Nos momentos em que estamos preocupados com as nossas próprias incertezas na carreira, o profissional que procura colaborar com as outras pessoas, de todas as maneiras, ganha uma vantagem maior sobre todos os demais. “Todo mundo olha para si, para a sua própria carreira. Mas a sua empresa e o seu líder, por exemplo, também passam por muitas dificuldades. Busque algumas formas de ajudar a sua equipe e todos os seus clientes. Essa é uma oportunidade para se diferenciar, para fazer a diferença e sair desse lugar que as  pessoas se colocaram, olhe para si”.

Busque se interessar pelas situações das outras pessoas, e não peça nada em troca, isto pode ser uma ótima forma de fazer com que as pessoas venham se lembrar de você nos momentos com mais oportunidades de trabalho.

3 Seja uma pessoa proativa

Não espere que o seu chefe ou o líder defina o que se deve fazer e quando. Suponhamos que você trabalhe com o home office “O home office exige muita  disciplina e bastante organização das pessoas trabalhadoras. Não é porque a sua empresa não tem como controlá-lo ou vigiar que você não vai colaborar fazendo a sua parte. Seja Organizado para conseguir fazer todas as suas entregas e ser útil isto é muito importante para a sua organização’’

4 Busque bastante aprimoramento

As pessoas têm feito a descoberta que trabalhar em casa pode ser mais difícil do que trabalhar em um escritório. Mas, os profissionais devem se capacitar, preparando para lidar com as incertezas futuras da carreira. Os profissionais têm a oportunidade de acessar os materiais que não estão disponíveis. 

5 Procure ser equilibrado 

Muitos dos profissionais tendem a se encher das coisas e fazer para tentar lidar com as incertezas que existem na carreira. Eles acreditam que lendo vários livros e fazendo bastante cursos terão oportunidades melhores, mas é necessário separar os momentos tanto para o trabalho pesado quanto para o descanso. “Não é necessário ficar todo o dia na frente de uma televisão, nem passar 18 horas trabalhando. A melhor forma de lidar com isso é seguir uma rotina, com os horários bem definidos para tudo, inclusive para o descanso e pausas durante o seu dia”. Se gostou deste artigo comente e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que é planejamento de carreira e por onde começar

Faça um teste vocacional e conheça o seu perfil profissional