in

Qual o perfil de um gestor comercial ideal?

Podemos dizer que um perfil ideal para um gestor comercial é aquele que atende as competências que são exigidas pela empresa. Mas o problema desta definição é que ela nos leva a fazer a seguinte pergunta: quais são as características todos os bons gestores devem ter. 

Habilidades  

As habilidades que os gestores comerciais do nosso banco desenvolveram a ponto de superarem bastante a média de profissionais da área comercial foram identificadas como sendo: 

Visão sistêmica 

Bons gestores desenvolvem esta habilidade para analisar e levar em conta na forma natural tanto cenários pequenos quanto os grandes isto em suas análises, ou seja, eles demonstram uma visão sistémica muito apurada. Em termos praticados é dizer que ao tomar as decisões sobre qual é o percentual do aumento do faturamento que a sua divisão de negócio se compromete

Inteligência emocional 

De forma bem resumida, identificamos que a grande maioria dos nossos profissionais de uma alta performance dos nossos bancos tem uma certa facilidade para aceitar e conhecer as emoções próprias e nossos pontos fortes, impulsos e fraquezas, objetivos e valores. Em termos prático é bom dizer que sabemos gerir muito bem as nossas interações com as pessoas, e extraímos o nosso valor máximo de valor que uma das pessoas tem a lhe entregar, por mais diferente que este valor seja e por mais complexo que seja na sua relação.

Inteligência prática 

Logo após entendermos as  variáveis que afetam o nosso trabalho e ter uma alta capacidade de entendermos e gerir as nossas emoções e percepções do mundo, o ponto que se sobressai aos melhores gestores foi muito alta pois a capacidade destes gestores se sintetizarem nas suas avaliações e ideias. Porém em termos práticos é bom dizer que atuam de forma bastante prática e bem assertiva nas suas pautas com as quais se envolvem. 

Comunicação eficiente

Após desenvolver todo este conjunto das 3 grandes habilidades, observe nestas pessoas um cuidado extremamente grande com a forma com a qual a transmissão de informações das suas equipes. Em termos não práticos é dizer que são bastante perceptivos e grandes “gestores” nos reflexos das comunicações.

Acontecimentos, perfil e legados em comum 

Uma outra das conclusões bastante interessantes da nossa pesquisa foram algumas situações ou coisas da vida  comum que ficou compreendido que os excelentes gestores fazem ou experimentam em comum:  

  • Manifesta curiosidade e entusiasmo acima da média. 
  • Primeiro grau familiar bem resolvido ou, no extremo oposto, foi um

“sobrevivente” de uma família disfuncional. 

  • Demonstra protagonismo em superar os desafios inerentes as várias áreas da sua vida. 
  • Busca autoconhecimento. 
  • Deixa marcas positivas nas organizações por onde passou, por mais diversificadas que tenham sido as experiências.  •      Deixa legados de boas referências e networking. 
  • Mantem um alto nível de humildade a medida que vai se destacando ou acumulando experiências. 
  • Mostra um nível de determinação acima da média nos temas e atividades de seu interesse. 
  • Planeja a carreira. 
  • Cultiva a humildade de forma natural. 
  • Junta determinação e consistência, sendo extremamente confiável em prazos e responsabilidades que assume. 
  • Forma vínculos com profissionais de alta performance nas empresas em que passa. 
  • Almeja e tem sido promovido, na média, a cada três anos. 
  • Tem cautela nas movimentações, mantendo a coerência e evitando passagens muito curtas. 

Conclusão 

Apesar de existirem um perfil básico de líder que deve ser buscado em todos os gestores, ele não se resolve, sozinho, todos os problemas das posições gerenciais. É de super importância que o RH e as áreas comerciais  definam juntos o desafio que o próximo que deseja ocupar da posição vai encontrar, e  considere  as variáveis envolvidas no seu projeto, e caracterize a empresa e nos momentos que elas enfrentam, para então desenhar o perfil ideal a ser buscado.   Gostou deste artigo comente e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como crescer profissionalmente: Veja 5 passos

Como é trabalhar no ramo varejista?