in

As Práticas antirracistas que podemos usar em nosso ambiente de trabalho

Veja o que você pode fazer para que seja reduzido a discriminação racial no local onde você trabalha

Não basta apenas ser uma pessoa racista. Para que você venha lutar contra a desigualdade racial que persiste na maioria das empresas do Brasil em que trabalhamos, é necessário ser uma pessoa antirracista. E existem muitas formas de incluir as práticas antirracistas no nosso dia a dia, inclusive no nosso ambiente de trabalho. E como incluir as práticas antirracistas no nosso dia a dia profissional.

Uma pessoa antirracista indica alguns caminhos e obstáculos para quem deseja enfrentar de frente o racismo.  Veja agora algumas recomendações para que você seja uma pessoa antirracista.

  1. Nunca ignore o racismo

Muitas vezes, para evitar as maiores discussões ou para que venhamos  demonstrar que não somos pessoas  racistas, caímos em um erro   de dizer que existe apenas uma raça predominante a raça humana. Essa é uma postura que  pode ter uma boa intenção, mas ela não diminui o racismo ou abaixa onde quer que ele esteja. Quando certas pessoas discutem raça e os racismos elas estão falando sobre as experiências sociais que são compartilhadas pelas pessoas que têm certas características físicas comuns, como a cor da pele ou a textura dos cabelos, por exemplo. 

  • Procure ter  conhecimento

Você sabia que os negros ganham 31% menos que brancos no nosso país? Isto é uma forma de combater o racismo que predomina no nosso meio  é buscar várias informações sobre o determinado assunto

  • Não minimize o racismo que predomina no Brasil

Existem casos internacionais que podem gerar uma maior repercussão nas redes sociais e nas nossas ruas, mas isso não tira toda a gravidade do racismo que já existe no Brasil. Não use um argumento para diminuir a discriminação que temos por aqui no nosso país. 

  • Espalhe a necessidade de usar as práticas antirracistas

Sempre que possível, sempre divulgue a necessidade da educação antirracista entre os seus amigos e todos os colegas de trabalho. Precisamos falar sobre este tema importante racismo e tomar todas as atitudes contra o racismo. 

  • Descubra qual é o seu papel como pessoa branca 

Se você é uma pessoa branca, entenda que é necessário falar mais sobre o racismo entre as outras pessoas brancas. Em uma sociedade completamente racista e, sim, a nossa sociedade é muito racista as pessoas brancas têm o privilégio e, por isto, têm um papel social muito importante nesta luta contra o racismo. Para sermos antirracista é preciso apoiarmos de forma ativa os movimentos das pessoas negras, entendendo que, embora você não seja principal foco dessa luta, use uma voz que fale sobre racismo.

  • Apoie as pessoas negras

Escute os seus pontos de vista sem menosprezá-los e compartilhe as suas ideias e apoie as promoções da empresa.

  • Denuncie o racismo

Seja você preto ou branco, sempre denuncie o racismo em de todas as formas e manifestações. Pois muitas das vezes a discriminação não vem em forma de uma violência verbal ou física, ela está disfarçada nos olhares, por exemplo. Isto é racismo do mesmo jeito.  Se gostou comente e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Profissões estressantes e salários: veja quais são?

Para que serve uma reserva de emergência